Thursday, April 16, 2009

É croc, mas não é para calçar...


O animais e a natureza têm espaço garantido na mídia australiana.  O que não é de se estranhar em um país em que habitam tantos animais peçonhentos, tubarões, crocodilos e marsupiais que só se encontram aqui. A combinação de condições metereológicas extremas, como chuvas torrenciais e furacões, com estes animais pode terminar com histórias trágicas.
Os crocodilos foram as estrelas da semana nos noticiários. As recentes tempestades têm causados enchentes no norte e nordeste do país. Como as planícies dominam a paisagem nesta região, principalmente na costa, as tempestades e a maré alta fazem com que a água doce e salgada se misturem propiciando o aparecimento de crocodilos de água salgada - chamados de crocs por aqui - em riachos e lagoas. Os crocs de água salgada são mais agressivos que os de água doce. MEDO!
Uma menina de onze anos morreu atacada por um croc quando nadava em um riacho com uma amiga perto de Darwin, no Território do Norte. A amiga chegou a tentar puxar a garota da boca do animal, sem sucesso. A família dela está fazendo uma campanha para a caça aos crocodilos na região. Só este ano, pelo menos três pessoas morreram no região.
Depois de estudos que indicam um grande aumento da população dos crocs no Território do Norte, autoridades estão para lançar um plano de controle populacional do animal que consiste em destruição dos ovos, permissão para a caça aos crocodilos e a interdição de vastas áreas para evitar novos acidentes.
Outro animal está em risco de ter a caça permitida: o canguru! Na capital Camberra, quase 20% dos motoristas já atropelaram pelo menos um canguru. Baseadas nas pesquisas, as autoridades fizeram um referendo para saber se a população apoiava ou não a caça aos marsupiais. Parece que os 80% que não toparam com um canguru pelas estradas venceram. O canguru fica.
Outro dia me lembrei de uma amiga que me falou: "Ah, Gabi, eu teria pavor de nadar no mar na Austrália por causa dos tubarões." Pois é, tenho medo, ainda mais agora com os crocs. Banho de mar, só no raso...

7 comments:

  1. dispenso o croc, mas quero ver um canguruuuuu!!!
    :D

    ReplyDelete
  2. E já ouvi gente que tem pavor de pensar em ir na Austrália - 'onde foram parar as criaturas mais bizarras e mortais do planeta'.
    Mas espero chegar aí um dia! :)
    Parabéns pelo blog, que incentive sua carreira! :)

    ReplyDelete
  3. Valeu Gabriel, bom post, informativo mesmo. Adoro animais, mas croc só de longe! Abraços pantanosos. Saiu dos jacarés de jpa para os jacarés aussies. Abraços do Tandera

    ReplyDelete
  4. tks pelos comments!
    Pati: vc vai ver ainda um dia! :-)
    Bia: já pensou dar de cara com um croc num simples mergulho?
    Homensdopantano: Tks pela força direto de Jpa! :-)

    ReplyDelete
  5. oi gabi que coisa mais maluca esta dos crocs tome cuidado quanto aos cangurus acho que devem ser legais abrs tia dora

    ReplyDelete
  6. Gabi,
    adorei o blog! Vou me atualizar sempre.
    Qto as noticias, essa do croc foi a mais tensa! Fique atento ai, hein?! Bjs da irmã Rê

    ReplyDelete